Procure no Blog Londrinense:


WebNeste site

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

19/12/1992 - Londrina E.C. 1x0 União Bandeirante F.C. - Decisão Campeonato Paranaense de 1992


Agora, no Paraná, não existe mais o Trio de Ferro, mas sim um quarteto”, a frase emocionada em tom de decreto, foi dita pelo técnico Varlei de Carvalho, do Londrina, logo após o 1x0 na partida com o União Bandeirante – vitória que garantiu ao Tubarão o terceiro e mais difícil título de sua história. E é uma grande verdade. Com a conquista de 1992, que se juntou às de 1962 e 1981, o Londrina tornou-se ao lado do rival Grêmio Maringá, o clube do interior que mais se aproxima dos três grandes de Curitiba (Atlético, Coritiba e Paraná) em termos de vitórias no Estado.

A volta do time forte, porém, não é obra do acaso, mas sim de um mutirão pela vitória que envolveu a prefeitura da cidade e alguns empresários. Assim, o time recebeu um empurrão extra na Fase Final, que ultrapassou a casa dos 400 milhões de cruzeiros. Os resultados não tardaram a aparecer: o Tubarão devorou o Atlético nas semifinais, com uma vitória por 3x1, uma derrota por 2x0 e novo triunfo nos pênaltis por 4x3. O União Bandeirante era o último obstáculo na direção do título e, com ele, havia um tabu: o Londrina não vencia o rival há quase sete anos.

Foram necessárias três partidas, todas em Londrina (o estádio do União não atendia à exigência mínima de 15.000 lugares), para despachar o carrasco. Mas valeu a pena: com dois empates (0x0 e 2x2- arrancado com um gol do zagueiro Márcio no último minuto) e uma sofrida vitória por 1x0, o Tubarão fez de Londrina, novamente, a capital do futebol no Paraná.
Texto: Revista Placar, n º 1079 - Janeiro de 1993

O jogo final:

Data: 19/12/1992 - Sábado - 18:30 horas
LONDRINA ESPORTE CLUBE 1x0 UNIÃO BANDEIRANTE FUTEBOL CLUBE (PR)
Campeonato Paranaense 1992 - Decisão - 3° jogo
Local: Estádio do Café (Londrina-PR)
Renda: Cr$ 509.700.000,00 - Público: 26.086 (31.139 total)
Árbitro: Luiz Carlos Pinto de Abreu
Assistentes: Fernando Luís Homann e José Amaral
Cartões amarelos: Leco, Sousa e João Neves (LEC); Zequinha, Emerson, Alexandro, Donizeti e Vanderlei (UBFC);
Cartões vermelhos: Tadeu (LEC/22-1º) e Avarildo (UBFC/22-1º)
Gol: João Neves (31-1º)
LONDRINA: André Dias; Nilson, João Neves, Sousa e Jerry; Alexandre Bianchi, Zé Roberto (Amarildo) e Tadeu; Marquinhos (Cláudio José), Leco e Roberto Cosmos. Técnico: Aldivino Generoso (interino)
UNIÃO BANDEIRANTE: Anselmo; Avarildo, Elson, Emerson (Reginaldo) e Vanderlei; Donizete, Luizinho Cruz e Tainha; Zequinha (Milá), Alexandro e Darlan. Técnico: Geraldo Roncatto
FontesAcervo Próprio/ Folha de Londrina

Observação:
O técnico Varlei de Carvalho estava suspenso nos três jogos da decisão contra o União Bandeirantes e teve que ver os jogos das cadeiras cativas. Ele foi substituído pelo supervisor Aldivino Generoso.

Vídeo:
TV Coroados (Londrina)
Agradecimentos: José Carlos Antão e Sergio Antão

Confira a parte II dessa matéria - Clique aqui

Permite-se a reprodução desta publicação, em parte ou no todo, sem alteração do conteúdo, desde que citada a fonte e sem fins comerciais.

Página revista e atualizada em 10/08/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais vistas na última semana