Procure no Blog Londrinense:


WebNeste site

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

19/02/1978 - C.R. Vasco da Gama (RJ) 0x2 Londrina E.C.

No dia 19 de fevereiro de 1978 o Londrina ganhou do Vasco da Gama por 2x0 em pleno Estádio de São Januário. A partida ficou conhecida como "A batalha de São Januário" e foi válida pelo Campeonato Brasileiro de 1977 (o Campeonato começou em 1977, terminou em 1978) classificando o Tubarão entre os quatro melhores do Brasil.

Data: 19/02/1978 - Domingo - 17:00 horas
CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA 0X2 LONDRINA ESPORTE CLUBE
III Copa Brasil - Campeonato Brasileiro de 1977 - Fase Final – Grupo S - 5ª. Rodada
Local: Estádio de São Januário (Rio de Janeiro-RJ)
Árbitro: Maurílio José Santiago (MG)
Assistentes: Jarbas de Castro Pedra e Vilmar Reis
Renda: Cr$ 1.356.270,00 - Público: 40.209 pagantes
Cartões amarelos: Arenghi e Nenê (LEC).
Gols: Brandão (8-1º) e Carlos Alberto Garcia (4-2º)
LONDRINA: Mauro; Claudinho, Carlos, Arenghi, Dirceu (Zé Antônio); Zé Roberto, Carlos Alberto Garcia e Ademar; Xaxá, Brandão e Nenê (Sérgio Américo). Técnico: Armando Renganeschi.
VASCO: Mazarópi; Orlando, Abel, Gaúcho e Marco Antônio; Zé Mário, Paulo Roberto e Guina; Wilsinho (Capitão), Roberto Dinamite e Ramon (Paulinho). Técnico: Orlando Fantoni.
Fonte: Folha de Londrina  

Curiosidades:
* Orlando Fantoni, que na época treinava o Vasco, havia sido técnico do Londrina em 1972.
* No jogo marcou-se o recorde de público do Estádio de São Januário



Veja um compacto de aproximadamente 5 minutos do jogo Vasco da Gama 0x2 Londrina em 1978. Narração de Tércio de Lima – TV Globo RJ:

Clique nas imagens para ampliar
 




Texto: Alexandre Mesquita 
Site Vasconet - www.vasconet.com.br

Não foi um dia exatamente para ser guardado na memória dos vascaínos. Afinal de contas, o grande time campeão carioca, equipe que encantou a galera no ano anterior, acabava de ser desclassificado do Campeonato Nacional de 1977 pelo nada tradicional Londrina. E tudo isso em casa, diante de um público pagante recorde de 40.209 pessoas, que proporcionaram a renda de CR$ 1.356.270,00. Os gols dos visitantes foram marcados por Brandão e Carlos Alberto Garcia, um em cada tempo de jogo.

Na partida que decidiria o futuro do Grupo S, na 3ª Fase do Brasileirão, o Vasco precisava vencer a surpresa paranaense por dois gols de diferença para se classificar às Semifinais. Parte da imprensa esportiva queria que o jogo fosse levado para o Maracanã, que comportaria um público ainda maior e onde, supostamente, seriam oferecidas condições de segurança mais adequadas ao time visitante. Porém, o Presidente do clube carioca, Agathyrno Silva Gomes, bateu o pé firme e a CBD confirmou o encontro para São Januário.

No entanto, o que se viu foi realmente uma batalha: dentro e fora de campo! Mais de dez mil pessoas ficaram sem ingresso do lado de fora, causando fortes tumultos e tentando passar pela polícia para invadir o já lotado estádio. Com a bola rolando, o Londrina mais uma vez surpreende e abre o placar com Brandão, logo aos oito minutos, em uma bobeira coletiva da defesa cruzmaltina. O Almirante tenta reagir, mas faltou inspiração àquele dia.

Na volta do intervalo, um outro gol relâmpago acaba de vez com a esperança do título: Carlos Alberto Garcia, que seria contratado meses mais tarde, completa uma cobrança de falta e aumenta a vantagem. Depois disso, o desespero tomou conta de todos no Vasco: o time, nervoso, não esboçou nenhuma reação e a torcida, impaciente e revoltada, atirava tudo em direção ao gramado. Em uma dessas garrafadas, quem levou a pior foi Orlando "Lelé", que foi atingido em cheio. Um desfecho lamentável para uma equipe que vinha apresentando um belo futebol em um passado tão recente.




Clique para ampliar

Fontes: Folha de Londrina, Revista Placar, Manchete Esportiva, Jornal do Brasil, Folha de São Paulo e NetVasco
Colaboraram: Carlos Alberto Garcia e Luiz Fernando Evaristo

Permite-se a reprodução desta publicação, em parte ou no todo, sem alteração do conteúdo, desde que citada a fonte e sem fins comerciais.

Página revista e atualizada em 17/08/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais vistas na última semana