Procure no Blog Londrinense:


WebNeste site

sábado, 27 de junho de 2020

27/06/1976 - Londrina E.C. 2x1 Coritiba F.C.

“ ...inesquecível! Esse jogo não esqueço”
Carlos Alberto Garcia - 26;06/2020

Data: 27/06/1976 - Domingo - 15:30 horas
LONDRINA ESPORTE CLUBE 2x1 CORITIBA FOOT BALL CLUB (PR)
Campeonato Paranaense 1976 - Octogonal - 3° turno - 2ª. Rodada
Local: Estádio Vitorino Gonçalves Dias (Londrina-PR)
Renda: Cr$ 221.173,00 - Público: 14.779 pagantes
Árbitro: Eraldo Palmerini
Assistentes: Leandro Facco e Miguel Skrzypiec
Cartão vermelho: Oberdan (CFC)
Gols: Anderson (LEC/9-2°), Oberdan (CFC/14-2°) e Carlos Alberto Garcia (LEC/22-2°)
LONDRINA: Paulo Rogério, Lauro, Raimundo, Arenghi e Dirceu; Carlos Alberto Silva e Décio; Paraná, Carlos Alberto Garcia, Anderson e Marco Antônio. Técnico: Gerson dos Santos
CORITIBA: Jairo, Hermes, Oberdan, Alfredo e Humberto; Nenê e Osmarzinho; Wilton (Sidney), Eli, Puruca e Luizinho. Técnico: Jorge Vieira
Fontes: Diário do Paraná, O Estado do Paraná

Resenha do jogo 
Diário do Paraná
Curitiba, segunda-feira, 28 de junho de 1976

Tubarão derrubou o Penta

O Londrina derrotou o Coritiba pela segunda vez no atual Campeonato e tirou o Pentacampeão da liderança do 3º turno. A vitória foi justa e Eraldo Palmerini reapareceu em grande estilo.

A torcida do Tubarão vibrou intensamente ontem no Estádio “Vitorino Gonçalves Dias” , onde o time londrinense derrotou pela segunda vez no atual campeonato o Coritiba. Depois do jogo festa em toda a cidade e região, pois com a vitória o Tubarão assumiu a liderança do certame ao lado do Atlético Paranaense.

O triunfo do Londrina por 2x1 foi assistido em Curitiba pela imagem bonita da TV Paraná - Canal 6. No Estádio 14 mil 779 pessoas assistiram ao jogo proporcionando uma renda de Cr$ 221.173,00.

1º tempo
Jogando com muita precaução e procurando surpreender seu adversário nos contra-ataques o time do Coritiba permitiu que o Londrina dominasse a maior parte das ações no 1º tempo. Mas apesar de acossado, o conjunto coritibano teve algumas oportunidades, salientando-se um chute de Osmarzinho que bateu no travessão da meta do goleiro Paulo Rogério. Ely também teve chances, desferindo tiros perigosos, mas na verdade quem dominou o campo em termos táticos e técnicos foi o Londrina. Bem composto na zaga, com raras falhas da dupla interior – Raimundo e Arenghi – conjunto londrinense imprimiu um ritmo de jogo veloz, forçando as jogadas pelas extremas com o esforçado Paraná pela direita e o habilidoso Marco Antônio pela esquerda, além de contar com um trabalho efetivo de Anderson pelo meio, procurando confundir Oberdan e Alfredo. Num chute de fora da área, atrapalhado pelo sol, que lhe alcançava exatamente a altura do rosto, o goleiro Jairo quase fracassou, nas demais jogadas de perigo o gigante negro da Seleção Brasileira saiu-se muito bem. Terminou em 0x0 o primeiro tempo, mas o Londrina dava evidente demonstrações que dispunha de recursos suficientes para obrigar o pentacampeão paranaense a curvar-se diante de seu futebol dentro do Estádio “Vitorino Gonçalves Dias”.
2º tempo
No reinício do jogo observou-se que o panorama do jogo fosse exatamente o mesmo, com o Londrina forçando mais, empurrado pela massa humana que se comprimia nas gerais e arquibancadas agitando os pavilhões alvicelestes do Tubarão. Aos 9 minutos, numa indecisão de Hermes e Oberdan, Anderson inaugurou o placar, de cabeça, explodindo a torcida londrinense. O time do Coritiba não se intimidou com o gol sofrido, mas passou a sentir de forma mais acentuada as falhas táticas que vinha apresentando. Luizinho não dava a cobertura que normalmente Aladim oferece ao meio-de-campo, Wilton vinha produzindo pouco e Ely não conseguia mais jogar com a liberdade encontrada no período inicial.

E o gol do Coritiba saiu numa jogada inconsequente e inexplicável da zaga londrinense. Hermes aos 14 minutos, cruzou a bola, os defensores pararam e Oberdan mergulhou para cabecear com sucesso. Com a igualdade no placar o jogo pegou fogo. O técnico Jorge Vieira tratou de colocar Sidney no lugar de Wilton objetivando dar mais forma ofensiva ao alviverde e o técnico Gerson dos Santos mandou Carlos Alberto Garcia jogar mais próximo de Anderson, aumentando o poder ofensivo no miolo do seu ataque. Aos 22 minutos o Londrina liquidou o Coritiba. A jogada começou com Anderson que atirou forte, obrigando a Jairo praticar boa defesa, espalmando a bola para fora. Na cobrança do escanteio a bola ficou meio sem dono na grande área, a zaga tentou rebater, mas ela acabou caindo no peito de Carlos Alberto Garcia que, numa virada sensacional, acertou o ângulo alto direito da meta de Jairo. Londrina 2x1.
Arbitragem
O jogador Oberdan brigou com o massagista com o massagista Leitão, do Londrina, e foi expulso de campo. Só este lance mereceu destaque em termos de arbitragem, pois o resto da partida o juiz Eraldo Palmerini deu um verdadeiro “show” de arbitragem, para a tristeza do diretor Bruno Ribas que perseguiu de forma indisfarçável esse apitador durante toda a temporada.


Vídeo Narração: Jota Mateus - Rádio Paiquerê - 91,7MHz
Fontes Pesquisadas/Créditos:
Diário do Paraná
O Estado do Paraná 
Site Oficial Londrina E.C. - VGD 64 anos - Onde o "Bem Amado" surgiu
Jota Mateus - Acervo pessoal - Rádio Paiquerê 91,7 - Londrina
Livro “Futebol do Paraná - 100 anos de história” - Heriberto Ivan Machado e Levi Mulford Chrestenzen”
RSSSF-Brasil

Colaboraram/Agradecimentos:
Guilherme Straube e Helênicos
Jefferson Bachega

Permite-se a reprodução desta publicação, em parte ou no todo, sem alteração do conteúdo, desde que citada a fonte e sem fins comerciais.

Página revista e atualizada em 16/07/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais vistas na última semana