Saudações alvi-celestes!

Saudações alvi-celestes! Este blog tem por objetivo mostrar a história, curiosidades, fotos, videos, notícias e tudo que for ligado ao nosso Londrina Esporte Clube, o Tubarão.
Estamos em pesquisa contínua, atualizando dados todas as semanas.
Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco:
Colaborações, sugestões, informações: E-Mail: bloglondrinense@yahoo.com.br
Flávio Frim

terça-feira, 24 de abril de 2012

Tubarão – A origem do apelido

Clique para ampliar 
          Em seus tempos de Futebol Clube (1956-1960) e Futebol e Regatas (1960-1969) o Londrina era chamado de “Caçula Gigante”, apelido dado pelo presidente Antônio Carlos Franchello, pois o time nascia grande, forte e conquistava seus primeiros títulos: Torneio da Amizade (1957), Torneio Início (1959), Série Norte (1959 e 1962) e Campeonato Paranaense (1962).

          O radialista Jota Mateus, em seu Livro “Do Caçula Gigante ao Tubarão” (1996) relata como surgiu o apelido de “Tubarão”:

Clique para ampliar
          “A confecção deste livro acabou provocando grande polêmica quanto à paternidade do cognome “Tubarão”, dado ao Londrina Esporte Clube em 1976, quando o presidente Jacy Scaff resolveu montar um grande timeJacy contratou para o Estadual e depois para o Campeonato Brasileiro jogadores de grande qualidade como Carlos Alberto Garcia e Marco Antônio (do Corinthians), Arenghi, Décio e Raimundo (da Portuguesa), Bosco (Paulista de Jundiaí), Natal e Lauro (do Cruzeiro) e outros.


Clique para ampliar
          O jornalista Victor Grein Neto, inspirado pelo filme que fez sucesso na época, publicou nos jornais O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná, manchetes que chamavam o Londrina de Tubarão, depois de um amistoso contra a Catanduvense realizado antes do início do Campeonato Paranaense de 76. Para eletorcedor alviceleste que morava na capital, o Londrina ‘engoliriatodos os adversários naquele ano.


          Já o radialista Rubens Fernando Cabral deu seu depoimento declarando-se dono da idéia. Disse que pôs o apelido no time depois das vitórias contra o IX de Julho (5x1), Operário (4x1) e Grêmio Maringá (3x0) pelo Campeonato Paranaense. Cabral, na época na Rádio Clube, mandou confeccionar camisetas com um simpático tubarão de símbolo, com desenho de Marcos Bonato.”


Matéria publicada originalmente em 24/04/12 e republicada em 24/07/15

Nenhum comentário:

Postar um comentário