Procure no Blog Londrinense:


WebNeste site

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Ex-jogadores: Carlos Alberto Garcia

                                           
Nome completo: Carlos Alberto Garcia 
Apelidos: Garcia, Carlos Alberto Garcia, O Bem-Amado, Beijinho
Data e Local de Nascimento: 12/04/1954 - Flórida Paulista-SP
Posição: Centroavante (base), Ponta de lança, Meia-direita 

No Londrina Esporte Clube
Gols: 89 (Terceiro maior artilheiro da história)
Primeiro gol: 18/01/1976 - Londrina E.C. 1x1 G.E. Catanduvense (SP)
Último gol: 11/05/1986 - S.E. Matsubara 0x2 Londrina E.C. (Garcia e Carlos José)

"O Bem-Amado", apelido dado pelo cronista esportivo Fiori Luiz, retrata bem como Carlos Alberto Garcia é querido na cidade de Londrina e principalmente pelos torcedores do Tubarão. Em suas comemorações sempre mandava beijos pra torcida - daí também conhecido como "Beijinho" - um dos maiores artilheiros do LEC, goleador nato e exímio cabeceador. É o maior ídolo do Londrina de todos os tempos. Cativou os torcedores com seus quase 90 gols pelo Alviceleste e por sua simpatia, sempre atencioso e sorridente no tratamento com os fãs.  

Carlos Alberto Garcia começou a carreira em 1968 nas categorias de base do Corinthians. Em 1973 foi campeão com a Seleção Brasileira de Juniores no Torneio de Cannes na França. Ainda em 73 foi emprestado para o Tiradentes (PI). Em 1974 começou jogando pelo Operário (MS), depois foi para o SAAD de São Caetano do Sul e retornou ao Corinthians, onde foi vice-campeão paulista.

Garcia veio pela primeira vez ao Londrina, emprestado pelo Corinthians, em dezembro de 1975. Disputou o Campeonato Paranaense, retornou ao “Timão”, mas logo o LEC o comprou em definitivo. Em 1976 foi o artilheiro do Londrina com 21 gols. 

No Campeonato Brasileiro de 1977 (que terminou em 1978), Garcia ajudou o Londrina a fazer uma belíssima campanha, com vitórias inesquecíveis diante de Corinthians, Santos, Flamengo e Vasco da Gama. Em outubro de 1978 foi vendido ao Vasco da Gama. Curioso é que na época foram lançados os cartões do Futebol Cards e Garcia seria o número 245 vestindo a camisa do Vasco. Seria, pois Garcia não foi tirar a foto e acabou não saindo na coleção! Quando estava no time Cruzmaltino, o jogador ficou 3 meses sem atuar devido uma contusão no joelho direito.

Em 1980 o Vasco emprestou Garcia ao Grêmio Maringá e em 1981 o emprestou ao Londrina, onde foi Campeão Paranaense. Em 1982 com o passe livre, Garcia jogou pelo Taubaté e, em 1983, defendeu o Campinense (PB). Em 1984 voltou ao Londrina e pelo Tubarão marcou mais 18 gols. Em seguida foi para o Nacional de Manaus onde conquistou o título de Campeão Amazonense de 1984 e jogou a Taça de Ouro de 1985. Ainda em 85 atuou pelo ABC de Natal e no fim daquele ano o camisa oito voltou ao LEC.

Em fevereiro de 1986, Sônia, esposa de Garcia, faleceu vítima de câncer. Garcia estava com 31 anos e duas filhas par criar, Patrícia e Mariana. Ele mal conseguia treinar... Muito triste, ficou vários meses sem fazer um único gol. A torcida foi solidária nos tempos de luto. Com o apoio da cidade, Carlos Alberto Garcia reagiu e virou o jogo. Tempos depois conheceu Gilda com quem se casou e teve seu filho Gabriel.

Garcia jogou ainda em 1988, novamente pelo ABC de Natal, onde encerrou sua carreira.

Em 1990 fixou residência em Londrina e foi homenageado na "Festa de despedida do Bem-Amado” com a partida comemorativa entre os Amigos de Carlos Alberto Garcia x Amigos do Zico. 

Foi vereador na cidade de Londrina entre 1993 e 1996.

Em 2004 assumiu a presidência do Londrina E.C., cargo que exerceu por 10 meses e renunciou, numa época conturbada e cheia de dívidas do LEC.

Garcia é formado em Educação Física e pós-graduado em Marketing, Comunicação e Negócios. 
Trabalha no ramo de Consórcios e é comentarista esportivo da TV LEC.

Garcia recebeu a Ordem Estadual do Pinheiro, a mais alta honraria do Estado do Paraná e é cidadão honorário da cidade de Londrina.

Em agosto de 2020 foi premiado como maior jogador da história do LEC na votação promovida pela Rádio Paiquerê 91,7, onde participaram comentaristas, repórteres, narradores, profissionais da imprensa e diversos torcedores do Alviceleste.

O coordenador de esportes Fábio Fernandes e o repórter Lúcio Flávio na entrega do prêmio de Melhor jogador do LEC de todos os tempos a Carlos Alberto Garcia - Foto Rádio Paiquerê

No dia 28 de maio de 2021, a pedido do Londrina Esporte Clube, Garcia foi imortalizado com uma estátua em tamanho real, simbolizando a comemoração do gol diante do Corinthians em 15 de fevereiro de 1978, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro de 1977. A estátua irá passar por um período itinerante, sendo apresentada em vários locais da cidade de Londrina até que seja definido o seu local fixo. Garcia expressou o desejo que a estátua fique atrás do gol no Estádio do Café onde marcou aquele gol.

Élcio Bassi, Rubens Cabral, Marcelo Belinati e Sérgio Malucelli com o homenageado da estátua. (Foto: Henrique Campinha)- Londrina Esporte Clube
Carlos Alberto Garcia - grande ídolo do Londrina Esporte Clube!
Clique nas fotos para ampliar:
Garcia no Operário FC (MS)

Garcia no Vasco da Gama

Golaço de Garcia em 1984:

Gols de Carlos Alberto Garcia pelo Londrina nas décadas de 1970 e 1980:

Mitos do Esporte - O jornalista Junior Azevedo entrevista Carlos Alberto Garcia

Fontes:
Arquivo pessoal
O próprio Carlos Alberto Garcia
Livro "Londrina Esporte Clube 40 anos "Do Caçula Gigante ao Tubarão" - J.Mateus
Livro "Londrina Esporte Clube" - Contado em fatos e fotos – Jefferson de Lima Sobrinho
Londrina Esporte Clube - Site Oficial
Globo.com

Permite-se a reprodução desta publicação, em parte ou no todo, sem alteração do conteúdo, desde que citada a fonte e sem fins comerciais.

Página revista e atualizada em 04/08/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais vistas na última semana