Saudações alvi-celestes!

Saudações alvi-celestes! Este blog tem por objetivo mostrar a história, curiosidades, fotos, videos, notícias e tudo que for ligado ao nosso Londrina Esporte Clube, o Tubarão.
Estamos em pesquisa contínua, atualizando dados todas as semanas.
Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco:
Colaborações, sugestões, informações: E-Mail: bloglondrinense@yahoo.com.br
Flávio Frim

domingo, 30 de outubro de 2011

Livros



           Dois livros contando a história do Londrina Esporte Clube já foram lançados. Um escrito pelo radialista J.Mateus e outro pelo professor Jefferson de Lima Sobrinho. Ambos são imprescindíveis para aqueles que querem conhecer com detalhes a trajetória do “Tubarão”. São também as maiores fontes de referência para o Blog Londrinense.

“Londrina Esporte Clube 40 Anos - Do caçula gigante ao tubarão”
J. Mateus – 1996 – 148 páginas
           Escrito pelo radialista J.Mateus da Rádio Paiquerê, o livro relata todos os jogos do Londrina até 1997 (versão atualizada) e traz, além de dados históricos, muitas curiosidades de bastidores da diretoria, jogadores e crônica esportiva desde a década de 1950 quando o time foi fundado – numa linguagem bem descontraída que cativa o leitor.
 
“Londrina Esporte Clube - Contado em fatos e fotos”
Jefferson de Lima Sobrinho – 2005 – 152 páginas
              O professor Jefferson de Lima Sobrinho apresenta nesse livro todos os jogos do Londrina, desde sua fundação até o ano de 2005. É muito rico em dados históricos e fotos bem raras do time. Traz fichas de jogadores que marcaram época, números, dados, informações bem minuciosas.
 
            São vários pontos que marcam diferenças entre os livros. Embora os dois relatem todos os jogos do LEC, Jefferson de Lima Sobrinho detalha o jogo e o autor do gol para o Londrina. Enquanto Mateus nos transporta no tempo, para dentro das histórias pitorescas do time (várias bem engraçadas), Sobrinho foca mais em dados, muitos dados. Mateus foi pioneiro nesse levantamento estatístico e Sobrinho é rico em detalhes. Contudo há vários dados que se contrastam entre as obras, como alguns resultados, datas e jogos mencionados. O ponto mais conflitante entre os autores é que Sobrinho, descrito no livro como historiador e pesquisador, discorda veementemente dos números apresentados por Mateus e a equipe da Rádio Paiquerê, principalmente no caso do milésimo jogo do Londrina, que rendeu na época, em 1976, uma grande comemoração envolvendo imprensa, torcedores e celebridades políticas. Segundo Sobrinho a Paiquerê fez contagem errada, deixando de fora cerca de 50 jogos. Na página 105 de seu livro, no capítulo “A verdade do jogo mil”, o autor destaca esse “erro” da equipe da Paiquerê. No entanto, erros também ocorrem em seu livro, tais como falhas de informações sobre autores de gols e datas (algumas também passíveis de erros de digitação)- fato que pude comprovar através de anotações pessoais. Reitero, porém, que ambos os livros têm importância e relevância, tanto histórica, quanto afetiva, pois mexem diretamente com os corações alvi-celestes. Não deixe de adquiri-los.
Flávio Frim

Nenhum comentário:

Postar um comentário