Procure no Blog Londrinense:


WebNeste site

domingo, 30 de outubro de 2011

Livros dedicados ao Londrina Esporte Clube




Por Felipe Lessa

“Londrina Esporte Clube 40 Anos - Do Caçula Gigante ao Tubarão”
J. Mateus (Midiograf - 1996) - 148 páginas/ Relançamento - Edição atualizada (Midiograf - 1997)
Escrito pelo radialista J.Mateus da Rádio Paiquerê, o livro foi o primeiro lançado contando a história do Alviceleste,  desde sua fundação em 1956 até o último jogo de 1995. Traz a lista de todos os jogos, títulos, treinadores, artilheiros, jogos clássicos, presidentes, dirigentes, maiores goleadas, jogos internacionais, categoria de base, algumas súmulas, fotos raras e assuntos diversos relacionados ao LEC. Mostra também fatos curiosos e histórias engraçadas envolvendo atletas e dirigentes do Londrina, numa linguagem bem descontraída que cativa o leitor.  Em 1997, o livro teve sua segunda prensagem atualizada e relançada pela SAL (Sociedade Amigos do Londrina). Foram acrescentados os jogos de 1996 e os que foram  realizados até  03/06  de 1997 (Londrina 3x0 A.C. Paranavaí)
 
“Londrina Esporte Clube - Contado em fatos e fotos”
Jefferson de Lima Sobrinho – 2005 – 152 páginas
O professor Jefferson de Lima Sobrinho apresenta nesse livro a lista de todos os jogos e autores de gols do Londrina desde o primeiro em 1956 até o do dia 02/04/2005 (C. Atlético Paranaense 3x1 Londrina). Inclui também lista dos atletas que integraram os elencos do Londrina, ano por ano, fichas de ex-jogadores, treinadores, súmulas, artilheiros, presidentes, títulos, goleadas, fotos raras, história da fundação, fusões e muito mais.
 
"1992 - O Paraná Virou Alviceleste"
Aurélio Cardoso e Thiago Mossini - 2013 - 92 páginas
Livro lançado em 2013 pelos jornalistas Thiago Mossini e Aurélio Cardoso. Está entre as três obras específicas sobre o Londrina EC fichadas no “Bibliofut – A Literatura do Futebol Brasileiro”, de Domingos Antônio D’Angelo e Ademir Takara. Ao todo, “1992 – O Paraná Virou Alviceleste” conta com 87 páginas. Nelas, a apresentação da trajetória do terceiro título paranaense do Londrina - que naquele ano se igualava ao Grêmio Maringá na posição de maior conquistador de campeonatos no interior do Estado. A publicação é dividida em capítulos por tópicos, de acordo com o assunto. Estão presentes na obra desde a contextualização de montagem do LEC para aquela temporada, resumo de jogos e até mesmo bastidores repletos de folclore. Fotografias variadas, resultados da campanha e elenco são o tempero a mais para informar torcedores sobre essa emblemática conquista do Tubarão.

De bastidores, alguns nomes importantes do jornalismo paranaense enriquecem os depoimentos colhidos pelos autores. O prefácio é do jornalista J Mateus, que em 1996 lançou o primeiro livro da história do LEC: “Londrina Esporte Clube – Do Caçula Gigante ao Tubarão”. A obra de Mossini e Cardoso ainda conta com depoimentos de personagens que viveram o tricampeonato estadual alviceleste. Um deles é do renomado jornalista Fiori Luiz, dono de um dos textos mais charmosos da crônica esportiva do Paraná. Ele inclusive glorifica o zagueiro João Neves. O autor do gol da final diante do rival União Bandeirante é chamado de “símbolo da raça alviceleste”.

Moeda de troca por artigos antigos que fizeram parte da história do LEC, o livro “1992 – O Paraná Virou Alviceleste” acabou fazendo parte do projeto do Memorial Edson Henrique dos Santos – o famoso museu do Londrina. Bastava doar algum artigo importante e receber a produção de Mossini e Cardoso. A obra também está à venda na loja do clube.

O livro foi feito em dupla por jornalistas habituados ao cotidiano do LEC. Ambos foram setoristas do clube atuando na imprensa local. Thiago Mossini também tem no currículo cobertura na campanha da equipe de handebol da cidade no Campeonato Mundial e edição de revista esportiva com assuntos relacionados a outros esportes. Aurélio Cardoso inclusive foi assessor de imprensa do LEC durante parte da carreira. Também atuou em noticiário esportivo de televisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais vistas na última semana