Procure no Blog Londrinense:


WebNeste site

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

18/10/1959 - Campeão Paranaense - Zona Norte - 1959


Campeão Norte-Paranaense – 1959
Texto: Flávio Frim, baseado nas informações da Folha de Londrina de 1959

      No dia 18 de outubro de 1959 o Londrina foi à vizinha cidade de Arapongas e venceu o time local por 2x1. Com o resultado, o “Caçula Gigante” conquistou o título de Campeão Paranaense da Zona Norte.
      O público que compareceu ao Estádio Municipal de Arapongas, embora não registrado em números exatos, foi o maior em jogos oficiais na região até então. Mais de 2 mil torcedores saíram de Londrina e foram prestigiar o evento, de ônibus, de carro e de caminhão. Com o Estádio lotado e os ânimos aflorados, por várias vezes a Polícia teve que intervir  pois o pau quebrava solto. Dois torcedores, um do Arapongas e outro do Londrina,  foram presos.
      Tumulto também quando da queima de fogos, antes da partida. Muitos temeram por uma tragédia, já que o Estádio estava cheio e mais torcedores chegavam.
      Fato lamentável foi a morte do zagueiro Dico do time do Taiuva que fazia a preliminar contra um misto do Arapongas. O jogador teve uma síncope cardíaca e faleceu no local. Antes da partida inicial foi observado um minuto de silêncio em homenagem ao atleta.
      Quando o jogo começou, começou também uma chuva que tranquilizou o ambiente e os torcedores se dedicaram exclusivamente a incentivar os seus times.
      A decisão teve início e no primeiro tempo o Arapongas conseguiu um leve domínio com pelo menos quatro lances de perigo para a meta do goleiro londrinense Zeferino. No lance mais contundente do Londrina,  Alaor quase marcou, mas Bolívar defendeu arrojadamente. A primeira etapa terminou com o placar em branco.     

Para o Londrina, um empate garantia o título, mas para o segundo tempo o time veio com sede de vitória, dominando completamente o Arapongas e por quatro vezes obrigando o obeso Bolívar a praticar belas defesas.
      Aos 25 minutos, Chuvisco foi lançado pela esquerda e depois de driblar Pé de Chumbo foi derrubado. Paulinho cobrou a falta com uma bola rasteira para a pequena área. No meio de tantos jogadores aparece Alaor, que de carrinho, chuta para o canto esquerdo da meta araponguense.
      A pressão do Londrina continuava e aos 32 minutos, Alaor, da direita, cruzou para Julinho que de cabeça fez o segundo gol londrinense.
      Quatro minutos depois o Arapongas marca seu gol de honra. Roberto recebeu pela direita, se livrou de Nélio e atirou para o gol. Zeferino defendeu parcialmente e o esperto Didi pegou o rebote e mandou pro fundo das redes.
      Ao trinar do apito final os jogadores alvicelestes não se continham de tanta alegria. Entre sorrisos e lágrimas, os atletas se abraçaram numa grande vibração. Enquanto Zeferino chorava de alegria, Pé de Chumbo chorava de tristeza. Foi o final de um jogo empolgante que levava o Londrina à disputa do título máximo do Futebol Paranaense contra o campeão da Série Sul.
 

Data: 18/10/1959- Domingo - 15:30 horas
ARAPONGAS FUTEBOL CLUBE (PR) 1x2 LONDRINA FUTEBOL CLUBE
Campeonato Paranaense 1959 - Zona Norte - 7ª. Rodada
Local: Estádio Municipal (Arapongas-PR)
Árbitro: Ataíde Santos
Assistentes: Kalil Karam Filho e Gustavo Turra
Renda: Cr$ 274.580,00
Gols: Julinho (LFC/15-1º), Nelson (LFC/22-1º) e Didi (AFC/35-2º)
LONDRINA: Zeferino, Melado e Oswaldo; Ricardo, Nélio e Rubens Cortez; Alaor, Julinho, Nelson, Paulinho e Chuvisco. Técnico: Floreal Garro
ARAPONGAS: Bolívar, Pé de Chumbo e Moreira; Brandão, Anésio e Odácio; Roberto, Didi, Garoto, Jorge e Albertinho
Fonte: Folha de Londrina

Fotos: Clique para ampliar




Clique para ampliar

Colaboração: Luiz Fernando Evaristo (Curitiba-PR) 

Permite-se a reprodução desta publicação, em parte ou no todo, sem alteração do conteúdo, desde que citada a fonte e sem fins comerciais.

Página revista e atualizada em 16/08/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais vistas na última semana