Procure no Blog Londrinense:


WebNeste site

sábado, 1 de dezembro de 2012

01/12/1957 - Mandaguari E.C. 0x1 Londrina F.C.

APOTEÓTICA RECEPÇÃO DE LONDRINA AOS CAMPEÕES

Quase uma centena de carros em desfile pelas ruas da cidade, sob o espoucar de fogos e aplausos da multidão – Em frente ao Restaurante Calloni, a alegria chegou ao auge.

Apoteótica recepção de Londrina aos campeões do Torneio da Amizade, na noite de domingo. A reportagem que acompanhou o cortejo de quase uma centena de carros, no retorno de Mandaguari, pode apreciar o entusiasmo e o júbilo dos torcedores que ficaram, prestando sua homenagem ao Londrina F.C.

Cambé foi uma das cidades surpreendida pela alegria dos londrinenses. Já àquela altura a torcida alviceleste dava vazas ao seu contentamento, soltando fogos e promovendo verdadeiro carnaval. À chegada em Londrina, nem as leis do trânsito foram respeitadas. Os carros entraram em contra-mão, em parte da Rua Quintino Bocaiúva enveredando pela Avenida Paraná, até defronte ao Restaurante Calloni. Ali foram os jogadores envolvidos em abraços. Armandinho, autor do gol que valeu pelo Campeonato, foi carregado em triunfo. Imediatamente listas começaram a ser corridas, visando gratificar os componentes do quadro alviceleste pela magnífica vitória em Mandaguari. Verdadeira apoteose.

Folha de Londrina, 3 de dezembro de 1957

Em 1 de dezembro de 1957 o Londrina obteve seu primeiro título: Campeão do Torneio da Amizade, o precursor do Campeonato Norte-Paranaense, organizado pela sub-sede da Federação Paranaense de Futebol. Sete foram os participantes e a classificação final ficou assim:

1º - Londrina F.C.
2º - Mandaguari E.C.
3º - Arapongas F.C.
4º - Maringá A.C. e Nacional A.C.(Rolândia)
6º - E.C. Comercial (Cornélio Procópio)
7º - Guarany F.C.(Cambé)

         O título veio na penúltima rodada contra o Mandaguari. Naquele dia o Londrina precisava vencer para levantar o caneco. Se houvesse um empate ou o Mandaguari vencesse, a decisão ficaria para a última rodada. Mas com um gol olímpico de Armandinho o Londrina sagrou-se campeão do Torneio. Jandir perdeu um pênalti pro Mandaguari

Data: 01/12/1957- Domingo
MANDAGUARI ESPORTE CLUBE 0x1 LONDRINA FUTEBOL CLUBE
Torneio da Amizade do Norte do Paraná - 2º Turno - 5a. Rodada
Local: Estádio João Paulino Vieira Filho (Mandaguari-PR)
Árbitro: Kalil Karan Filho
Assistentes: Tuffi Isfer e Manoel Guimarães
Renda: Cr$ 80.000,00 (aproximadamente)
Gol: Armandinho (34-1º)
LONDRINA: Gavilan, Melado e Oswaldo; Cimene, Rubens Cortez e Ruben Gimenez; Alaor, Duvíglio, Oda, Armandinho e Rubinho. Técnico: Floreal Garro
MANDAGUARI: Anastácio, Ecidil e Sosa;  Brum, Valente e Wilson;  Felix Lascaño, Metadio, Jandir, Jorge e Colman

Fontes:
- Folha de Londrina - Edição de 3 de dezembro de 1957
- A Gazeta Esportiva - Edição de 5 de dezembro de 1957
- Livro “Londrina Esporte Clube  40 anos - Do Caçula Gigante ao Tubarão” - Jota Mateus p.12
- Livro “Londrina Esporte Clube - Contado em fatos e fotos” - Jefferson de Lima Sobrinho. P.94

Colaborou:
Luiz Fernando Evaristo

Permite-se a reprodução desta publicação, em parte ou no todo, sem alteração do conteúdo, desde que citada a fonte e sem fins comerciais.

Página revista e atualizada em 05/08/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens mais vistas na última semana